quinta-feira, 11 de outubro de 2012

winkingbooks

O desapego dos livros é talvez o calcanhar de Aquiles de meio mundo que está a destralhar as suas casas. Pelo que já li existe muita gente que consegue destralhar toda a casa mas os livros são 'sagrados'. Eu também sou um pouco assim. Acho que em tempos o meu sonho era ter uma biblioteca em casa. A maior parte dos livros que tenho são técnicos ou relacionados com a minha área profissional. Eu não leio romances, policiais ou ficção.
Este ano, como tenho muito tempo livre, comprei mais livros do que o habitual. A verdade é que alguns deles ainda não li e por isso decidi que até terminar de os ler não posso comprar mais nenhum livro.
Recentemente conheci o winkingbooks. É uma plataforma onde fazemos troca de livros. E como é uma troca vou continuar praticamente com o mesmo número de livros cá em casa. Contudo, eu acho que é destralhar porque vou dizer adeus a muitos livros que nunca li, que nunca irei ler e que só estão cá em casa a ganhar pó. Em contrapartida poderei 'adquirir' livros que eu realmente quero ler. Se não tiver nenhum livros disponível simplesmente não faço nenhuma encomenda, deixo os pontos acumularem para mais tarde. Também posso usar os pontos para pedir livros para oferecer, os livros são usados mas em bom estado e em tempo de crise acho que é uma boa opção.







Como funciona o winkingbooks?
1. Cada utilizador registado cria o seu inventário de livros que quer disponibilizar, ganhando pontos (1 ponto por cada livros) que depois poderá utilizar para pedir livros do seu interesse.
2. Quando alguém pede um livro, você envia por correio (custo único a seu cargo), havendo automaticamente uma troca do livro por 10 pontos
3. Com os pontos acumulados, pode pedir um livro qualquer a alguém, trocando neste caso pontos pelo livro, recebendo o livro em sua casa, sem qualquer custo já que o custo de envio é assumido pelo remetente.

É realmente muito simples e um projecto muito interessante.Inicialmente adicionei 10 livros (=10 pontos).  Esta semana enviei os dois primeiros livros e pedi um (tenho neste momento um saldo de 20 pontos).

2 comentários:

  1. Também já lá tenho os meus. Foi assim que me "vi livre" de alguns dos meus livros. :)

    ResponderEliminar
  2. É um grande impulsionador para dizer 'adeus' aos livros que não queremos, dois já foram :)

    ResponderEliminar