terça-feira, 5 de novembro de 2013

Dúvidas existenciais de quem estuda holandês



Dizem os entendidos que a melhor forma de aprender uma língua é viver num país que tenha como língua oficial a que pretendemos aprender. Quanto toca a aprender neerlandês (mais conhecido entre nós como holandês) esta premissa não se aplica. Verdade seja dita que só tenho experiência sobre este assunto em cidades como Eindhoven, Amsterdão, Utrecht e Maastricht mas também não estou a pensar ir viver para o campo só porque quero aprender holandês. É praticamente impossível praticar holandês com os locais num contexto real. Uma pessoa pede 2kg de laranjas (em holandês) no mercado e o vendedor sai-se logo com o preço em inglês! Efetivamente, viver num país onde cerca de 95% da população sabe falar inglês leva-me a questionar porque raio ando a (tentar) aprender holandês. 
Por outro lado, na procura de trabalho, lá vem o requisito: goed Nederlands sprekend. Isto chega a ser confuso e desesperante como um beco sem saída. E eu, perfecionista (e pessimista) que basta, fico revoltada ao perceber que dificilmente chegará o dia em que poderei utilizar holandês como língua principal de trabalho e que o meu inglês piora a cada momento. 


Ficam as questões:
- apostar 100% no holandês?
- Esquecer o holandês e virar-me para o inglês?
- Estudar as duas línguas ao mesmo tempo? Será possível, será que não?



...


6 comentários:

  1. Oi Joana! Que bom foi descobrir o teu blog e que de vez em quando passas no Espresso and Stroopwafel! :) Olha, eu estou com as mesmas questoes entre maos...trabalho em Ingles, em casa em Português, para que aprender Holandês?! Mas a questão que me motivou foi mesmo o que mencionaste...80% das oportunidades no mercado são para pessoas que falam Holandês. Assim, arregacei as mangas e pensei que não podia perder tempo para aprender! Mesmo que a vida de outras voltas, ha de ficar qualquer coisa :) Beijinhos e beijinho e força no Holandês!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Ja vi as tuas dicas no blog para estudar holandes, uma motivaçao extra! Beijinhos e tudo de bom

      Eliminar
  2. Ola Joana ;)

    Gostamos muito do teu blog espero que possas também participar no nosso.
    Em relação a este post eu compreendo totalmente o que estas a dizer mas se estas a pensar ficar de vez na Holanda acho que vais mesmo precisar. Quando tiveres filhos será muito importante para ti e para a criança ;)

    Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Ricardo, obrigada pelo teu comentario. Acho que nunca vou saber se "vou ficar de vez na Holanda"... Mas claro que existem vantagens em saber Holandes! Vou seguir o vosso blog :)

      Eliminar
  3. Olha eu fez um ano agora que cá estou e não está a ser nada fácil. Só sei coisas básicas. Perdi o emprego( devido a uma cirurgia) e estou a tentar , tentar , tentar e não consigo nada por não saber esta maldita língua. Também pensava como tu, sabendo eu o inglês e maioria aqui também, mas a Holanda, em grande maioria, não quer saber disso para nada. Por isso, se pensas cá ficar durante os próximos tempos, o melhor é mesmo aprender. É a melhor opinião que te posso dar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Eu estou a aprender (aulas) mas é difícil manter-me motivada! Estamos no mesmo barco na procura de emprego. Boa sorte!

      Eliminar