Procurar emprego é algo que exige muita organização. Tenho colegas que me dizem: 'recebi uma chamada para ir a uma entrevista e não sei qual é a empresa ou qual foi o anúncio para o qual concorri'. Pode acontecer a qualquer um, é verdade! Mas temos o dever de minimizar essa possibilidade. Como? Com organização!
O ponto de partida para organizar a procura de emprego (para mim) é uma simples folha de Excel. Fiz a minha própria folha de Excel à qual chamei Find a job. Comecei a fazê-la por influência do A., a pessoa mais organizada na procura de emprego que conheço. O Excel dele é muito mais elaborado que o meu, até faz gráficos que comparam os picos de candidaturas, picos de respostas, etc.
Como eu organizo a procura de emprego?
1. Excel
Como disse, o meu ficheiro Find a Job é muito simples, tem as seguintes colunas:
Data de publicação do anúncio (no caso de haver anúncio, às vezes poderá ser candidatura espontânea)
Nome da empresa - alguns anúncios não têm o nome da empresa. Uma das estratégias é ver o domínio do email que apresentam e facilmente se descobre. Quando são empresas de recrutamento então aí é difícil. De qualquer forma, quando não sei o nome da empresa coloco que tipo de empresa é, por exemplo, uma clínica, uma empresa de restauração...
Descrição do emprego - é o conteúdo do anúncio.
Contactos - muito importante pois permite-nos submeter a candidatura ou esclarecer dúvidas sobre o anúncio.
Data de candidatura - é fundamental para orientação no tempo.
Resposta - nesta secção registo se obtive resposta por parte da empresa. É uma resposta do género Sim/Não. No caso de ser Sim e ser chamada para entrevista coloco também a data da entrevista.
Estado - no estado existem várias opções: o resultado da entrevista (seleccionada/não seleccionada - também coloca a data que obtive a resposta); terminou (basicamente significa que eu tive conhecimento que terminou, por exemplo, porque sei quem ficou com a vaga, apesar de nunca ter obtido qualquer resposta por parte da empresa); sem resposta, a opção mais frequente em Portugal.
Na minha Pasta de procura de emprego tenho 5 pastas e o Excel Find a Job.
A cada candidatura eu crio uma nova pasta onde coloco a carta de apresentação/motivação enviada, os documentos anexos (por exemplo, o certificado de habilitações) e a versão do CV enviado. Eu tenho várias versões de CV de acordo com o tipo de emprego que estou a concorrer. Tenho duas moradas em zonas diferentes do país que altero consoante a localização da empresa para a qual estou a concorrer.
As pastas são as seguintes:
Candidaturas 2010 e 2011 - uma vez que já são candidaturas antigas e que já não preciso de consultar frequentemente coloquei numa pasta separada.
Candidaturas 2012 - tenho uma pasta para candidatura que efectuei este ano.
Centro de emprego - coloco os documentos referentes ao centro de emprego como a declaração que comprova estar inscrita (é útil, por exemplo, para frequentar cursos de formação gratuitos para desempregados).
CV anexos - digitalizei todos os documentos comprovativos da minha formação, experiência profissional, etc
CV versões - todas as minhas versões desde 'o meu primeiro CV'. Para facilitar a organização no meio de tantas versões eu coloco no nome a data (mês) em que aquela versão foi realizada.
CV versões - todas as minhas versões desde 'o meu primeiro CV'. Para facilitar a organização no meio de tantas versões eu coloco no nome a data (mês) em que aquela versão foi realizada.


Sem comentários:
Enviar um comentário