![]() |
luna |
Os jovens de hoje, grupo no qual me insiro, já não podem fazer planos de vida.
Não precisamos recuar muito no tempo para recordar o dito normal: estudar, começar a trabalhar imediatamente após terminar os estudos, comprar uma casa, casar, ter filhos, viver no mesmo país, na mesma cidade até ao fim da vida.
Hoje somos nómadas. Saímos de casa dos pais para estudar na faculdade, terminamos a faculdade e voltamos para casa dos pais. Somos desempregados durante algum tempo e para disfarçar a frustração voltamos à faculdade para uma pós-graduação. Arranjamos um part-time em que quase pagamos para trabalhar. Voltamos para casa dos pais. Concorremos a estágios, esperamos (e desesperamos) por um sim, um sim que nos dará entre 500 e 600€ ao final do mês e ainda assim ouvimos um não porque não há dinheiro para o subsídio de alimentação. Os pais continuam a colocar o comer na mesa e o dinheiro na conta. Fará sentido planear quando não existem oportunidades?
Cada vez mais acredito que o único "plano" é ir...
Este texto é uma tradução do meu pensamento para a escrita! E agora pergunto: é esta a vida que queremos ter?! Eu respondo sem dúvidas que não! Abandonar o meu país vai custar mas não vou ter um futuro de miséria em custa dos erros daqueles que não souberam governar o pais no passado!
ResponderEliminarAdorei este texto! Parabéns! Acho que o vou guardar para sempre!
Obrigada Carolina. É triste mas é a realidade que temos. Não podemos desistir, temos que procurar soluções. Por muito que nos custe, e se queremos ter um futuro digno, temos que ir...
Eliminar