sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

viver na holanda | formalities and food

Na quarta-feira o A. tirou férias para tratarmos de uns assuntos e também para estar um bocadinho comigo. Fomos ao Expat Center esclarecer algumas dúvidas sobre a minha permanência na Holanda. Infelizmente a senhora, apesar de simpática, não foi muito esclarecedora. Segundo as informações que temos eu tenho que me registar na town hall e pedir o citizen service number (BSN). Só com esse número é que consigo abrir uma conta no banco ou arrendar um apartamento. Segundo o que nos disseram no expat center a partir do momento em que me registo na town hall tenho obrigatoriamente de fazer um seguro de saúde. Contudo, já várias pessoas nos disseram que só sou obrigada a fazê-lo quando começar a trabalhar pois até então posso utilizar o meu cartão europeu de saúde. Também pedimos alguns conselhos sobre a procura de emprego e sobre voluntariado mas mais uma vez a informação foi pouca. Basicamente remeteu-nos para um livro, que nos ofereceu, chamado Welcome to the Southeast Netherlands. O livro está bastante bom e fala desde a história da Holanda, burocracias a tratar quando se chega ao país, como alugar uma casa, os impostos, abrir uma conta no banco, seguro de saúde, entre outras coisas. Quem estiver a pensar visitar ou viver na Holanda, especialmente no Noord-Brabant aconselho a leitura. Podem fazer download gratuito aqui. Esta versão é Autumn 2012, nós temos em papel a versão Winter 2013.

E agora as fotos na quarta-feira. Já alguma vez disse que adoro tirar fotos à comida?




Sem comentários:

Enviar um comentário