quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Duolingo

O Duolingo é uma das estratégias que comecei a utilizar recentemente para aprender/melhorar o meu Holandês. O Duolingo é uma plataforma on-line (app disponível para IOS e android) que tem por base a exercícios de escrita e ditado. Para quem fala Português é  possível aprender Inglês, Espanhol e Francês. Para quem fala Inglês existe uma oferta mais variada. Eu faço o Holandês a partir de Inglês. 

O curso está dividido por temas. Cada tema pode ter entre 1 e 10 lições. Só quando terminamos um determinado tema podemos avançar para o seguinte. O objectivo é terminar todos os níveis, que habitualmente chamam de 'árvore'. Contudo, à medida que o tempo passa e com base nos erros que cometemos vamos perdendo 'barras' nos temas, o que significa que o programa assume que podemos já ter esquecido determinados aspectos. Assim, ao longo do tempo temos que reforçar a nossa 'árvore' realizando exercícios de revisão. Esta aplicação está desenhada para ser uma espécie de jogo, um desafio onde é possível acumular pontos e convidar amigos, o que promove um pouco a competição.
Um ponto positivo desta plataforma é que é adaptável tanto a iniciantes de nível zero como a alguém que já tem alguns conhecimentos e pretende praticar ou melhorar. Para estes últimos existe um teste de diagnóstico, avançando imedaitamente para a lição correspondente ao nível.
O ponto negativo é sem dúvida o facto não não se praticar o speaking
Ninguém ficará (nem perto) de ser fluente quando terminar o curso. Na minha opinião é um bom complemento essencialmente para a parte de vocabulário.

Deixo-vos a visão da minha árvore onde podem ver os temas que são estudados.

Alguém por aí já experimentou? Qual a vossa opinião?









1 comentário: