domingo, 3 de fevereiro de 2013

aprender holandês | 01

Neerlandês, também conhecido como holandês, é a língua oficial dos Países Baixos. Aprender holandês é o desafio para as próximas semanas, anos ou quem sabe um desafio que irá durar para sempre. Para me obrigar a pesquisar sobre o assunto (e por sugestão de outro português a viver em Eindhoven) resolvi criar uma rúbrica sobre aprender holandês. Irei partilhar palavras/expressões/frases frequentes no quotidiano de quem vive na Holanda.

Hoje foi o domingo de compras. Aqui em Eindhoven o primeiro domingo de cada mês é dia de compras, quase todas as lojas no centro da cidade estão abertas (ao contrário dos outros domingos em que todas as lojas estão fechadas, incluíndo os centros comerciais). Nesta altura do ano as palavras de ordem nas lojas são sale - saldos e korting - desconto.

E depois aparecem promoções assim:


Vamos lá à tradução então... 3 halen, 2 betalen para o português podemos traduzir 'leve 3, pague 2'.

Zondag significa domingo. T/M é uma abreviatura holandesa que corresponde a tot en met. A tradução para o inglês (sim, é verdade, nunca utilizem google tradutor diretamente do Dutch para Português, é péssimo): up and to including. Basicamente significa desde até, inclusivé.

Exemplo: woensdag 22 juni tot en met vrijdag 24 juni
de Quarta-feira, 22 de junho  até sexta-feira 24 de junho (inclusivé)

Resumindo:
sale -saldos
korting - desconto
halen - levar, pegar
betalen - pagar
zondag - domingo
T/M (tot en met) - desde até, inclusivé

Sem comentários:

Enviar um comentário