sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Férias em Portugal - barriga feliz

Quando falamos de Portugal e de Saudade um dos temas que está no top 5 é sem dúvida a nossa gastronomia.  Em Portugal é tão fácil o acesso a alimentos de excelente qualidade. É tão bom poder ir à peixaria comprar peixe fresco, ter uma padaria a cada esquina, ir ao talho e pedir para picar a carne na hora, ter bananas da Madeira e não da Colombia. 

Temos também muito boa gente que sabe o que fazer com estes ingredientes. E não falo exclusivamente de cozinheiros/chefs profissionais, falo de familiares e amigos. Acrecente-se a isto o facto de eu gostar (muitooo) de comer e será fácil prever que a Joana à mesa em Portugal está no paraíso.

Por tudo isso, nos dias que antecedem as idas a Portugal, faço um exercício mental sobre o que quero comer. Tudo tem outro sabor... e preço! Nos 46 dias que estive em Portugal a minha barriga foi muito feliz! Deixo-vos uma amostra:



Os (pequenos) bifes na Casa de Pasto Zé de Ver


A sardinha assada pelas ruas do Porto na Noite de São João


Uma sandes com alma no Soundwich, um sítio muito catita no Porto


A melhor sopa que comi na minha vida, com mil e um ingredientes, pelas mãos da Bela

Apresento-vos a melhor poncha do mundo, poncha de wishky. Das mãos do Sr. Faísca, Snack-Bar Faísca, Ribeiro Frio, Madeira. Onde também se come a melhor sopa de tomate e o melhor prego no bolo-do-caco

 As argolas num espaço novo no Funchal, a Confeitaria. Já está na lista dos locais a visitar a cada viagem à Madeira. Pastelaria formidável!

A bela brisa maracujá, sempre bom voltar a saborear esta pérola!

Um alimento tão simples como o tomate. Mais saboroso que este não há, garanto-vos! Podem encontrá-los na ilha do Porto Santo.

 Espetada Madeirense. Pelas mãos de meu estimado Pai.

 Uma paella do Sr. Eugénio com a supervisão da D. Eusébia.


 Mais uma vez o Sr. Eugénio na arte de fazer pão no forno a lenha. Com a participação da minha Mãe no processo de 'tender o pão'. Não há dinheiro que pague este pão!


 Uma cerveja Coral para refrescar.


*Mãe não há aqui nenhuma foto dos teus cozinhados mas isso é porque  a tua é a melhor e vou guardá-la só para mim :p

5 comentários:

  1. Oh Joana até fico com lagrimas nos olhos,para nao dizer que choro mesmo ;p
    Que saudades da minha terrinha, da minha gente, e essa comidinha que nao ha em mais lado nenhum...faltou o bolinho do cao;P
    Beijinho desta conterranea na Holanda,
    Joana C.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada , filha. Bjs com saudades

    ResponderEliminar
  3. Eu também acho que a comida em Portugal é mais saborosa. Vim cá passar o verão e não me tenho privado de nada, não conseguia nem que quisesse... Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Fiquei aguada com este post (sou bom garfo e gosto muito da nossa comida). Tudo com tão bom aspecto... (suspiro) Yummy! Nunca fui à Madeira. Essas argolas têm um aspecto delicioso. E fiquei curiosa pela Brisa...

    ResponderEliminar